O impacto da construção modular em meio a pandemia

A construção off-site pode potencializar a industrialização e desenvolvimento do setor da Construção Civil?

Leia o conteúdo completo abaixo!

Dia 03 de fevereiro de 2020, uma gigante porcentagem da população brasileira não imaginava a transformação que o COVID-19 iria gerar em suas vidas. No entanto, nessa mesma data, essa transformação já era realidade do outro lado do mundo e preocupava a população da região através dos seguintes dados: 361 mortes na China; 1 morte nas Filipinas; 17.238 casos suspeitos nas China; e 148 casos suspeitos em outros países.

Já declarado naquele momento como emergência internacional da saúde, o novo coronavírus por conta dos dados apresentados mobilizou 10 dias de intenso trabalho na cidade de Wuhan, na China, para a entrega de um novo hospital de campanha com capacidade para 1.000 leitos. A edificação de 25 mil metros quadrados, dois pavimentos, 30 unidades de terapia intensiva e enfermarias de isolamento foi apresentada como solução para resolver a insuficiência dos recursos médicos existentes.

Então veio à tona o senso comum: “Só os chineses para conseguirem fazer isso!”. Entretanto, conforme mencionado pelo diretor do Mestrado em Construção e Tecnologia da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri (ETSAM), arquiteto Ramón Araujo, por mais que a capacidade dos chineses para organizar grandes obras com um volume enorme de mão de obra impressione, o mastodôntico hospital não possui nenhuma novidade em relação a tecnologia. A obra trata-se de uma reprodução da técnica norte-americana de construção, conhecido por construção modular.

O sistema de construção modular dividido em atividades de manufatura em ambiente de fábrica (off-site) e trabalho de montagem na obra (in-site) permite que as construções sejam finalizadas em um espaço de tempo muito inferior quando comparado ao sistema construtivo convencional. A execução simultânea nos dois ambientes possibilita a quebra da dependência de etapas anteriores para o andamento da obra de forma eficaz.

Os módulos e componentes produzidos off-site com técnicas de planejamento e de logística industrial (linha de montagem) permitem a alta produtividade, segurança, sustentabilidade e controle de qualidade ao longo do processo de produção. E, ainda, minimizam fatores externos, como condições climáticas desfavoráveis, visto que boa parte das atividades são realizadas dentro de fábrica. Restando apenas serviços preliminares, sistema de fundação e a montagem efetiva dos módulos realizados in-site

E o setor da construção civil brasileira também seria capaz de executar obras em curto prazo para salvar vidas? A Brasil ao Cubo tem mostrado que sim! Com o método de construção modular, a empresa, localizada em Tubarão, no Estado de Santa Catarina, contando com o apoio de duas multinacionais brasileiras, Ambev e Gerdau, realizou a ampliação permanente do Hospital Municipal M´Boi Mirim, localizado na cidade de São Paulo. Com capacidade para 100 leitos e concluída em apenas 33 dias, a obra hospitalar brasileira mais rápida da história servirá para atender vítimas do COVID-19 através do atendimento SUS durante a pandemia.

De forma inovadora e disruptiva, esse sistema pode tornar a construção civil compatível com o século XXI, mas, para isso, ainda precisa vencer algumas barreiras instaladas no setor, como a resistência cultural por novos métodos de projetar e construir edificações. A preferência pela construção de alvenaria, a cadeia de fornecimento com baixo nível de cooperação, falta de equipamentos e dependência de importação de materiais tornam o custo ainda superior à construção convencional. Com isso, o ambiente da construção destaca as desvantagens por trás de um modelo de construção que poderia acarretar no aumento da produtividade do setor.

Por fim, espera-se que os grandes feitos, principalmente em meio a pandemia, acelerem efetivamente o processo de quebra de resistência apresentado até então pelo setor e que os dados apresentados pelo estudo Reinventing Construction: A Route to Higher Productivity, realizado pela Mckinsey Global Institute em 2015, em que o Brasil se destacava negativamente na busca do aumento da produtividade, sofram alterações positivas mesmo em tempos de crise.

Referências:

Publicado em 02/2017 - Por McKinsey Global Institute https://www.mckinsey.com/~/media/McKinsey/Industries/Capital%20Projects%20and%20Infrastructure/Our%20Insights/Reinventing%20construction%20through%20a%20productivity%20revolution/MGI-Reinventing-Construction-Executive-summary.ashx

Publicado em 04/04/2019 - Por Paulo Oliveira https://www.buildin.com.br/modular-building/

Publicado em 03/02/2020 - Por Begoña Marín https://brasil.elpais.com/icon_design/2020-02-03/como-a-china-conseguiu-erguer-o-hospital-do-coronavirus-de-wuhan-em-10-dias.html

Publicado em 03/02/2020 - Por G1 https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/02/03/construido-em-10-dias-hospital-recebe-seus-primeiros-pacientes-com-coronavirus-na-china.ghtml

Publicado por Equipe Brasil ao Cubo https://brasilaocubo.com/uma-obra-desafiadora-que-salva-vidas/


Autor:
Lucas Karkotli
Publicado em 24 de maio de 2020